tem lugar a mesa

Ao redor da mesa é o lugar onde facilmente os relacionamentos se desenvolvem. Os almoços em família, tão raros hoje em dia, mas que deixam lembranças encantadoras. Ou, quem sabe um café da tarde com um amigo, ou melhor ainda, com um grupo deles.

Nem sempre é a qualidade da comida que está em jogo. Mas, quanto melhor elaborada ela for, tanto mais memorável será o momento. Aliar boa companhia à boa culinária é uma receita infalível de sucesso.

Em geral, nossas lembranças da infância são associadas com gastronomia. Nossos pratos prediletos, ou uma sobremesa que só os da família preparam com o gostinho de quero mais. Os temperos típicos de cada região e as receitas secretas que passam de geração à geração.

Os cheiros e gostos associam-se e mesclam-se aos lugares que frequentamos. Por isso, apegam-se à memória e contribuem para formar quem somos. Gastar tempo ao redor da mesa é reconhecer a importância de cultivar momentos que se eternizam dentro de cada um de nós.

A mesa é lugar de comunhão

Jesus sabia disso, quando convidou os discípulos a sentarem-se ao redor de uma mesa. Foi este o lugar escolhido, para fazerem sua última refeição juntos. Igualmente, ali receberam as últimas instruções do Mestre. Inegavelmente, foi ao redor de uma mesa, que Ele partiu para a mais dolorosa parte de sua jornada terrena.

E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa. E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze.” Mt. 26.19,20

De alguma forma Ele sabia que conquistaria a atenção de todos, se estivessem se alimentando juntos. Ele havia cultivado momentos como estes ao longo de três anos de ministério. Foi assim antes de sua morte na cruz e após sua ressurreição.

As horas que antecederam sua morte não foram percebidas por eles. Mas, ardiam no coração do Salvador e Messias, que se preparava para a cruz. Ao redor da mesa Ele selou uma aliança com aquele seleto grupo, prometendo que os encontraria novamente.

Os dias que sucederam a ressurreição foram confusos e desafiadores para o grupo de pescadores, que considerou ter perdido seu líder. Eles precisavam novamente buscar o aconchego de uma conversa ao redor da mesa. Jesus os esperava à beira do lago onde pescavam.

Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão. Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.” Jo. 21. 9,10

Existe um lugar à mesa preparado para você

Em sua passagem pela terra, Jesus várias vezes reuniu-se com os discípulos e com as multidões que o seguiam, ao redor de uma refeição. Ele não só multiplicou alimentos, como serviu-lhes um banquete para alma, sempre que estavam juntos.

Esse era o motivo pelo qual atraía muitos. Ele os alimentava com a vida que eles tanto almejavam encontrar. Jesus alicerçou seu ministério terreno ao redor de um convite à intimidade. Ele deseja que estejamos próximos, compartilhando momentos especiais e segredos.

Essa realidade ainda está disponível. Existe um lugar à mesa que te pertence. Na casa do Pai existe sempre um banquete que espera o filho que retorna. Há abundância de provisão e de comunhão à mesa. Ninguém pode substituí-lo ao redor da mesa na casa do Pai. Este lugar foi desenhado para você.