o que sabe fazer perguntas

“Ah, minha alma, prepare-se para encontrar Aquele que sabe fazer perguntas.” T. S. Eliot

O texto abaixo é um extrato do livro A Cabana, de William P. Young. É o diálogo do protagonista do livro com Deus, a respeito de liberdade. Pessoalmente gosto muito deste livro, e cada uma das verdades nele contidas são explicadas com simplicidade e profundidade.

Mack se virou, meio perplexo, sentindo que aquilo já estava indo longe demais. Enquanto refletia, olhou pela janela para um jardim de aparência selvagem.

— Você sabia que eu viria, não é? – disse finalmente, baixinho.

— Claro que sabia. – Ela estava ocupada de novo, de costas para ele.

— Então eu não estava livre para deixar de vir? Eu não tinha opção?

Papai se virou de novo para encará-lo, agora com farinha e massa nas mãos.

— Boa pergunta; até que profundidade você gostaria de ir? – Ela esperou resposta, sabendo que Mack não tinha. Em vez disso, perguntou:

— Você acredita que está livre para ir embora?

— Acho que sim. Estou?

Respondendo às perguntas

— Claro que está! Não gosto de prisioneiros. Você está livre para sair por essa porta agora mesmo e voltar para a sua casa vazia. Mas eu sei que você é curioso demais para ir. Será que isso reduz sua liberdade de partir? Ela parou apenas brevemente e depois voltou para sua tarefa, falando com ele por cima do ombro.

— Se você quiser ir só um pouquinho mais fundo, poderíamos falar sobre a natureza da própria liberdade. Será que liberdade significa que você tem permissão para fazer o que quer? Ou poderíamos falar sobre tudo o que limita a sua liberdade.

A herança genética de sua família, seu DNA específico, seu metabolismo, as questões quânticas que acontecem num nível subatômico onde só eu sou a observadora sempre presente.

Existem as doenças de sua alma que o inibem e amarram, as influências sociais externas, os hábitos que criaram elos e caminhos sináptico no seu cérebro. E há os anúncios, as propagandas e os paradigmas. Diante dessa confluência de inibidores multifacetados – ela suspirou: – o que é de fato a liberdade?

Nossa reação

Mack ficou ali parado, sem saber o que dizer.

— Só eu posso libertá-lo, Mackenzie, mas a liberdade jamais pode ser forçada.

— Não entendo. Não estou entendendo o que você acaba de dizer.

Ela se virou e sorriu.

— Eu sei. Não falei para que você entendesse agora. Falei para mais tarde. No ponto em que estamos, você ainda não compreende que a liberdade é um processo de crescimento.

Diz-se das pessoas inteligentes, que comprovam sua inteligência, não pelas respostas que dão, mas pelas perguntas que fazem. Aproxime-se hoje dAquele que não somente sabe fazer perguntas, mas também tem as respostas.

“A arte de interrogar não é tão fácil como se pensa. É mais uma arte de mestres do que de discípulos; é preciso ter aprendido muitas coisas para saber perguntar o que não se sabe.” Jean-Jacques Rousseau