“Cada vez que você faz uma opção está transformando sua essência em alguma coisa um pouco diferente do que era antes.” C S Lewis
Facilmente perdemos a real noção do porquê estamos vivos. Não nascemos prontos. Assim como os pequenos membros de nosso corpo são alimentados e crescem, igualmente, crescem nossos anseios e sonhos. Somos uma obra inacabada em constante transformação. Precisamos nutrir sonhos, assim como nutrimos nosso corpo físico.
As escolhas diárias que fazemos moldam, dando forma a quem somos e estabelecem nosso destino. Alguns gostam de fugir da responsabilidade que todos temos de lidar com nosso interior. O ditado popular que afirma que: “pau que nasce torto, morre torto”, é cômodo e fatalista. Porque, isenta-nos, por completo, de participar do processo. Viramos marionetes de nosso DNA e das circunstâncias.
Discordo desta afirmativa, já que, somos produto direto de nossos pensamentos. Certamente, os que acolhem esta definição de si mesmos, não lutam ou são incentivados a perseguir qualquer nível de transformação, por menor que seja. No entanto, há os que assumem seu papel de protagonistas, apostando na plasticidade de seu cérebro. Estes, renovam suas mentes e permanecem focados nas conquistas, estabelecendo metas cada vez mais ousadas.
Recuso-me a acreditar que a vida é um jogo de cartas marcadas. Não seria coerente assumir que, independentemente do esforço que se faça, não temos possibilidade de influenciar nosso destino. Se isso fosse verdade, nossa responsabilidade e livre arbítrio seriam completamente removidos da equação da vida. Deus nos gerou para protagonizarmos nossa história com o auxílio dEle. Ele tem planos conosco e nos criou com um destino que é escrito à quatro mãos.
Superando os desafios
Não é a ausência de desafios que garante nosso sucesso. Ao contrário, é a presença deles que extrai de nós o poder que nos transforma. Quanto mais olhamos para o lado e nos comparamos com quem quer que seja, tanto mais perdemos nosso foco. Fomos feitos para contemplar apenas uma pessoa – Jesus. Ele é nosso modelo, o único que serve como parâmetro para que lutemos, de forma correta, por nosso destino.
Ele é o exemplo que precisamos e também a companhia que necessitamos na jornada. Ele é um amigo fiel. É um Pai que torce e aplaude a conquista de cada filho. O Salvador que conhece e se identifica com nossas limitações. É também, o que tem poder para transformar qualquer circunstância que nos limite. Nosso Criador nos desenhou com um propósito.
Abraçar o desafio de desbravar este território desconhecido, que só pode ser conquistado por cada um de nós, é o primeiro passo rumo à maturidade. Desenvolver nossos sentidos e a capacidade de se relacionar com o próximo é requisito primário para o avanço. Ninguém vive isolado, ou de forma independente. Nossas escolhas afetam quem nos rodeia, e somos insubstituíveis. Fomos criados para viver em comunidade.
Deus nos quer
“Deus não quer algo de nós. Ele simplesmente nos quer.” C S Lewis
Quando reconhecemos que nossa origem é Deus e que Ele se importa, nossa perspectiva muda. A partir desta ótica, somos capazes de sonhar e fazer planos, afinal Deus está comprometido conosco. Sozinhos certamente fracassamos, mas com Ele em nosso time temos alguma chance. O tipo de relacionamento que Deus deseja construir conosco é de parceria. Só assim o desenho de nossa existência toma forma e fica completo.
Tentar percorrer esta trajetória sem o auxílio dEle é cansativo e solitário. Desanimamos com muita facilidade se não pudermos renovar nossa expectativa em quem Ele nos criou para ser. Infelizmente, o índice de pessoas com grande potencial que desistem de lutar por seus sonhos é muito alto. Desistem porque os fracassos são reais e inevitáveis. Se não tivermos para onde correr, sucumbimos.
A certeza de que podemos mudar com Sua ajuda, acrescenta colorido aos nossos dias. Temos que ter expectativa de dias melhores, de progresso. Cada erro cometido pode e deve ser transformado em aprendizado. Posicionar-se diante da vida desta forma é garantia de que não desperdiçaremos nossa existência com coisas fúteis e passageiras.
“Não podemos confiar em nós mesmo nem em nossos melhores momentos. Por outro lado, não devemos nos desesperar nem mesmo nos piores, pois nossos fracassos são perdoados. A única atitude fatal é se dar por satisfeito com qualquer coisa que não a perfeição.” C S Lewis