Falar sobre o profissional do secretariado é, também, falar um pouco de quem sou e da pessoa em que me transformei. Em outros textos aqui, já compartilhei alguns detalhes desta trajetória que iniciou em minha adolescência. Isto mesmo, comecei a atuar como secretária aos dezessete anos. De lá para cá muita coisa mudou e foi sendo transformada. Não me refiro somente ao que a tecnologia trouxe de benefícios, mas especialmente, do novo papel que este profissional foi chamado a exercer dentro do mundo corporativo.
Com empresas cada vez mais enxutas, que buscam profissionais de alta performance, não sobram espaços para os que que não acompanham de perto e de forma ativa esta nova era. Diria que o secretário executivo é o principal agente de mudança dentro das organizações. Ou seja, sua visão holística do negócio e dos processos, transforma-o na pessoa mais indicada para fazer sugestões, bem como, capitanear as adaptações. Cada processo deve ser revisitado e cada indicador avaliado com curiosidade e com olhar inovador e isto ele faz muito bem.
Empatia também é a palavra da vez. Pois, os que desejam prosperar em sua trajetória profissional, mas não possuem empatia, estão destinados ao fracasso. Porque, cada integrante da organização tem um papel a desempenhar e o secretário é aquele que transforma estas interações em algo eficiente e produtivo. Já que é dele o papel de facilitador desta comunicação, bem como, é ele o principal responsável por promover intersecções saudáveis entre as áreas e equipes.
Autonomia do profissional
Autonomia é outro aspecto determinante, uma vez que não significa apenas proatividade. Ou seja, ser um profissional autônomo nada tem a ver com o empreendedorismo puro e simples, já que é o intraempreendedorismo que pavimenta qualquer possibilidade de empreender. Por isso, espera-se que o secretário possua alto nível de comprometimento com a visão, missão e valores da empresa. A autonomia e o intraempreendedorismo são sinônimos neste caso, pois ambos revelam um padrão comportamental que não depende de incentivos externos. Esta abordagem pode ser traduzida na vontade de mudar as coisas ou o status quo, que expressa-se no perfil do secretário.
O profissional que avalia frequentemente suas atividades e busca inovação, fazendo análise critica do que pode e deve ser descartado, modificado ou incorporado em sua rotina e perfil, é aquele que se destaca. Certamente, este viés gerencial, assim como sua capacidade de tomar decisões e avançar rumo à mudança precisa estar respaldada pelos executivos a quem assessora e pelas diretrizes que regem a organização. Pois qualquer iniciativa, por mais acertada que seja, quando deslocada do todo, gera conflitos e promove ruído na comunicação e no ambiente organizacional.
Protagonismo é essencial
Em qualquer profissão, mas especialmente no secretariado, o protagonismo é fator decisivo. Ser protagonista é ter uma identidade definida e sólida. É ser autêntico e deixar sua marca, sua digital naquilo que executa. Não é sinônimo de que não possa ser substituído, mas sim, de alguém que sabe o que quer, onde quer chegar e analisa com honestidade suas fragilidades e seus pontos fortes. Este profissional é alguém que não possui rivais e não precisa fabricar uma atuação para manter-se na posição que ocupa.
Os resultados do profissional que assume seu protagonismo serão sempre crescentes pelo simples fato de que ele busca a maturidade e o crescimento em tudo que faz. O protagonista não tem receio do erro e não fica indiferente ou procrastina a decisão de agir quando a situação assim o exige. O medo do novo não o bloqueia e nem interfere ou afeta sua determinação em perseguir os alvos e metas que estabeleceu para si mesmo e aqueles estabelecidos pela organização.
Ele não é um super-herói ou alguém que não erra. Pelo contrário, percebe-se como alguém que está em constante aprendizado e que nunca sabe o suficiente. Justamente por ser alguém realista e focado é capaz de ser generoso com seus pares, superiores e subordinados. Entende a importância do trabalho em equipe e valoriza as relações como parte determinante de seus resultados. Celebra as pequenas conquistas e divide com muita generosidade o pódio com todos que contribuem para seu sucesso.
O dia do secretariado
Ao longo dos anos o profissional do secretariado se reinventou, se reciclou e demonstrou sua capacidade e potencial de ser parte do alicerce que sustenta o planejamento das empresas. Continua sendo aquele profissional que atua nos bastidores, que nem sempre é bem remunerado ou reconhecido. Mas que, apesar de tudo, não deixou de acreditar em seu papel e se realiza exercendo sua profissão. É aquele que, em seu íntimo gosta de resolver problemas, porque já entendeu que por trás de cada desafio existe uma solução, assim como uma possibilidade de aprendizado.
Aos meus colegas de profissão, que atuam há pouco ou muito tempo na área, quero desejar parabéns pelo dia do secretário executivo, comemorado hoje – 30 de setembro. Só os que amam a profissão, se realizam quando podem ocupar seu papel com dignidade, sabendo o quanto as homenagens deste dia são significativas e importantes.
Vocês estão de parabéns!
Mesmo que ninguém verbalize isto no dia de hoje ou em qualquer outro dia, saiba que seu papel é decisivo e parte dele é continuar acreditando e lutando por seus sonhos. Lembre-se da frase de Eleanor Roosevelt:
“Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior sem o seu consentimento”.