“O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.” Provérbios 18:24
Os relacionamentos de qualquer espécie precisam ser cultivados, regados, mantidos. Somos seres relacionais. Não nascemos para a solidão ou anonimato. Nossa vida precisa ser celebrada na companhia de pessoas que fazem parte de nossa trajetória.
Engana-se quem pensa que o isolamento é solução para os desapontamentos e frustrações. Apesar de nem sempre colhermos bons frutos dos investimentos que fizemos, não devemos parar de semear.
Os relacionamentos sempre nos desafiarão em medidas variadas, mas sem eles nosso dia perde o sabor e nossa existência fica vazia de significado. São eles os responsáveis por colorir nosso trajeto e nos apresentar para as diferenças.
A distância não separa
Os amigos são aqueles que ficam ou vão, mas que de alguma forma, levam um pouco de quem somos com eles e deixam um pouco de quem são conosco. Não é a distância física que determina o quanto o amigo está perto de nosso coração.
O acesso ao coração acontece lentamente, por isso, não é fácil ou rápido conquistar a amizade de alguém. Investir tempo na construção de uma amizade, porém, é decisivo em tempos difíceis. É nestas estações que os verdadeiros amigos se revelam.
Na era virtual, onde os amigos são conquistados com likes e curtidas, perdeu-se a proximidade e a essência da construção de uma amizade duradoura. O amigo é aquele que nos conhece no olhar, na resposta ou na ausência dela.
Amigos sonham juntos
Amigos sonham conosco e também nos trazem para realidade. Amigos abraçam e também conhecem a arte de nos corrigir sem palavras. Correm conosco, mas também sentam-se e esperam. Encontrar um amigo é uma dádiva.
Amigos precisam ser guardados em cofres porque são tesouros. O amigo verdadeiro é aquele que se assemelha a um irmão, que se parece conosco sem possuir nosso sangue. Já que, não é a semelhança física que define de que é feito o coração.
“Cada amigo representa um mundo em nós, um mundo inexistente até sua chegada, e é somente com este encontro que um novo mundo é gerado.” Anais Nin
“A amizade é desnecessária – como a filosofia, como a arte, como o próprio universo (pois Deus não precisava criar). Ela não tem valor de sobrevivência; ela é, antes, uma das coisas que dão valor à sobrevivência.” C.S. Lewis