Não tenha medo da vida

Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la. Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes. Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.”

“Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la. Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência. Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina, pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas. Seja um debatedor de idéias. Lute pelo que você ama.”

Augusto Cury

Aprendendo com quem sabe

Os textos de Augusto Cury são inspiradores, não só por serem carregados de verdade, mas especialmente, por serem frutos de uma descoberta pessoal.

Imagino que a maioria, senão todos, sabem que sua trajetória na psiquiatria, foi iniciada como um ateu convicto. Sua curiosidade profissional instigou-o a pesquisar a vida de um judeu carpinteiro. Foi quando deparou-se com a narrativa bíblica dos evangelhos.

A personalidade intrigante de Jesus, o fez concluir que, somente uma pessoa totalmente curada e ajustada, poderia doar-se de forma tão incondicional e plena pelo outro. Sendo psiquiatra, ele mais do que ninguém, saberia dimensionar o que as declarações de Jesus representavam.

Jesus é a vida

A natureza essencialmente egoísta não estava presente no homem Jesus. O equilíbrio como liderava o grupo de pescadores iletrados, o surpreendeu. Ele tinha que ser o filho de Deus.

O encontro com esse homem, ainda hoje muda destinos e transforma biografias. Ele transformou a minha. Aqueles que tiveram um encontro com o filho de Deus nunca mais foram os mesmos.

Viver a vida sem medo e em sua plenitude, é uma tarefa difícil, sem o autor da própria vida ao nosso lado. Ele possui o manual de fabricação de nossa frágil natureza.

Em Jesus, o Criador, nos convida a viver este relacionamento. O Criador deseja relacionar-se com a criatura, e a boa notícia é que Ele tem todas as respostas. Ele conhece os mecanismos mais secretos que desencadeiam nossas reações.

Seja medo, insegurança, desânimo, tristeza, o que for que nos roube o pódio, precisa ser conhecido e confrontado. Não tente fazer sozinho. Peça ajuda para Ele. Do seu jeito, convide-O a fazer parte de sua história.